sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Arcangelo Corelli

Arcangelo Corelli

       Arcangelo Corelli foi um grande compositor do período Barroco que nasceu em 17 de fevereiro de 1653, em Fusigno – Itália.

    Muito novo, foi para Faenza, onde cursou o ensino básico e provavelmente começou a ter suas primeiras aulas musicais, tendo como professor um padre. Em Lugo, prosseguiu com os estudos e, em 1666, foi para  Bolonha.

    Em Bolonha, Corelli conheceu o violino, e então, passou a aprender a tocar esse instrumento com os melhores professores, fazendo com que eles passassem a ter grande interesse em função de suas habilidades. O compositor foi admitido na Academia Filarmônica de Bolonha após estudar durante quatro anos.

    Em 1675, se mudou para Roma. Neste período, havia uma grande rivalidade entre os nobres romanos ao patrocinar apresentações artísticas. Um destaque entre os grandes mecenas era Cristina Alexandra, que abdicou seu trono na Suécia em 1659 e passou a morar em Roma, todos queriam ser patrocinados por ela ser convidado para uma festa sua era uma honra. A Academia da Arcádia – a sociedade musical mais fechada da Itália – foi fundada por Cristina e, em 1709, Corelli passou a fazer parte dela.

    Depois da morte de Cristina, Corelli começou a trabalhar para seu maior protetor e grande amigo, o Cardeal Ottoboni. Ottoboni era um homem liberal e apaixonado pelas artes, ele fez com que seu protegido tivesse trânsito livre, fornecendo a ele o tempo e as condições precisas para que suas obras fossem feitas com absoluta tranquilidade.

    Conforme sua fama crescia, estudantes de música vinham de longe para aprender com ele. Corelli já havia se firmado como um dos nomes importantes da música instrumental.

    Ele se dedicou à direção musical e composição, criando poucas obras, mas de grande valor e influência na história da música. Seu trabalho é um pouco incomum para a época, pois jamais escreveu para voz, ele dedicou seus esforços exclusivamente à música instrumental, de preferência, o violino, eliminando a música dramática. Corelli foi o primeiro compositor que ficou famoso por se dedicar à música sem cantar.

    Sua glória repousa inteiramente em seis coletâneas de música instrumental, todas elas dedicadas aos instrumentos de arco:

      • As quatro primeiras delas dedica-se aos trios;
A quinta é o famoso livro de sonatas para violino solo e baixo;
A sexta obra, o seu famoso “os doze Concertos Grossos”,
    A Corelli merece, entre outros, o mérito de ter ajudado de modo decisivo para que o violino se tronasse um instrumento nobre. Derivado da viola, o violino surgiu em meados do século XIV, sempre relacionado às festas populares. Pouco utilizados nos salões do início do século XVII, recebeu depois, com Corelli, um ótimo tratamento técnico e conquistou definitivamente a corte.

    Em 1710, doente, passou a ter uma vida solitária. Corelli morreu no auge da fama, em 08 de janeiro de 1713, em Roma – Itália.


Biobliografia:
http://www.geocities.ws/musicaeruditabr/biografias/C/corelli.htm
http://www.renatacortezsica.com.br/compositores/corelli.htm
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/c/corelli.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário